quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Internet


   Actualmente, a Internet é usada por mais de um bilião de pessoas, em todo o mundo!
   Como tudo começou…
   A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu na década de 60 e poder-se-á dizer quase sem querer.
   Na época, a União Soviética e os Estados Unidos da América eram as duas grandes superpotências quer a nível militar quer a nível das tecnologias e das comunicações.
   A União Soviética já tinha lançado para o espaço o primeiro satélite artificial, o Sputnik I, e os Estados Unidos receavam um ataque dos russos que fragilizaria o país, destruiria informações científico-tecnológicas e militares importantes e tornaria públicas informações altamente secretas.
   Para evitar que tal situação se verificasse e para se manterem na liderança da corrida tecnológica, a Agência de Projectos de Pesquisa Avançada (ARPA), do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em conjunto com outras instituições, idealizaram e desenvolveram um modelo de troca e partilha de informações e dados, uma rede de comunicação que ficou conhecida como ARPANET.
   O ataque militar dos russos nunca aconteceu, mas através desta medida de protecção deu-se início ao maior acontecimento do século XX.
   No início era utilizada apenas para fins militares e científicos, mas, com o acalmar da tensão entre a URSS e os EUA, o governo autorizou a sua utilização também para pesquisas académicas.
   Em 1973, uma Universidade de Londres e outra da Noruega aderiram à ARPANET, iniciando-se a sua internacionalização.
   A Internet só viria a ser chamada como tal em 1982, após o desenvolvimento e a criação de uma versão comercial e a tomada de consciência da grande variedade de tarefas e recursos que esta rede permitia realizar e aceder.

Curiosidades sobre a INTERNET
   Em 1987 já eram mais de 10.000 os servidores que se encontravam ligados à Internet. Esta utilização em massa começou a levantar algumas questões de segurança e de privacidade.
   Em Portugal, a primeira ligação à Internet ocorreu oficialmente em 1991.
   Em 1996, existiam cerca de 10 milhões de servidores a funcionar e cerca de 40 milhões que eram utilizadores assíduos desta nova tecnologia.
   Actualmente, a Internet é usada por mais de um bilião de pessoas, em todo o mundo.

As vantagens da INTERNET
  • É uma fonte de informação actualizada constantemente.
  • É um local favorável à aprendizagem e à disseminação de conhecimentos.
  • Permite fazer pesquisas detalhadas sobre imensos temas.
  • Faculta a troca e partilha de dados, informações e ideias.
  • Possibilita o contacto e a interacção entre as pessoas, tornando as distâncias mais curtas.
  • Facilita o conhecimento de pessoas de outros países, os seus costumes e a sua cultura e, assim fazer novas amizades.
  • É um local onde se pode assistir a programas e eventos realizados noutros lugares do mundo, nos podemos divertir e passar tempo.
  • Permite estar a par das novidades e das notícias mais recentes.
Os perigos da INTERNET
   A Internet é como uma grande cidade, um local onde podes aprender e divertir-te, mas onde também existem sítios perigosos, com conteúdos desagradáveis e pessoas mal intencionadas. Assim, deves ter noção do perigo para que possas proteger-te.
   Isolamento Social -  Se usada em demasia, a Internet pode tornar-se um vício e fazer com que passes horas intermináveis em frente do computador, fazendo com que te afastes do contacto com os teus familiares e amigos.
   Predadores Sexuais – São na sua maioria homens que procuram crianças ou adolescentes com os quais pretendem envolver-se sexualmente. Apresentam-se como sendo as melhores pessoas do mundo ou fazem-se passar por jovens para ganhar a confiança das vítimas, forçar um encontro e abusar delas.
   Conteúdos pouco próprios - Há locais na Internet com material de natureza violenta, informações desagradáveis, conteúdos ilícitos e ilegais.
   Informações falsas - Nem tudo o que circula na Internet corresponde à verdade. Devemos ter o cuidado de verificar a veracidade e segurança das fontes.
   Perigo de seres enganado – a Internet atrai todo o tipo de pessoas. Algumas têm más intenções e usam-na somente para enganar outros utilizadores.
   Violação de privacidade – Nem todos os cibernautas que entram nas salas de chat e nos fóruns de discussão são pessoas sérias. Algumas fazem-no para obter informações pessoais e privadas, depois expõem-nas on-line ou usam-nas para fins menos próprios.

1 comentário:

  1. Bibliotecas a crescer:

    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=10950

    Parabéns! :)

    ResponderEliminar