segunda-feira, 3 de outubro de 2011

1 de outubro - Dia Mundial da Música

"Porque a Música penetra mais fundo na alma humana."
PLATÃO


     O dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo Internacional Music Council, uma organização não governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da Unesco.
     Pretendia-se assim defender os valores da Paz e da Amizade por intermédio da música.
     Hoje, passadas três décadas, o dia continua a ser assinalado em todo o planeta.


     A música é a arte de expressão por meio de sons. E, como é uma forma de comunicação, é considerada uma linguagem universal.
     O compositor é a pessoa que inventa músicas, ou seja, que transforma os sons e os silêncios em obras musicais. É um artista que trabalha com os sons. Quando tu inventas um trabalho musical, estás a compor.
     O compositor começa por ter ideias musicais e organiza-as segundo regras que ele próprio estabelece. Este trabalho é geralmente escrito com os símbolos próprios da música, de forma tão clara quanto possível, para que, ao ser lido e executado, corresponda à ideia inicial do compositor.
     São compositores famosos:

                               • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
                               • Ludwig van Beethoven (1770-1827)
                               • Johann Sebastian Bach (1685-1750)

     O maestro sabe o que cada músico vai tocar e é ele que regula, através de sinais combinados com os músicos, o modo como eles vão interpretar a obra (se vai ser tocada forte ou piano, se a pulsação é rápida ou lenta, se vai ser tocada suavemente ou de forma energética,...).
     O maestro orienta a orquestra, estando colocado de modo a que todos os músicos o vejam bem. O maestro utiliza quase sempre uma batuta para dirigir os músicos quanto ao compasso a tocar.

Sem comentários:

Enviar um comentário